O vice-prefeito José Pereira Filho (PT), o Zé Pequeno, tomou posse na manhã desta quinta-feira como novo prefeito de Tangará da Serra. A cerimônia que durou menos de dez minutos aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Vereadores.
Apesar da posse de Zé Pequeno, o prefeito Fábio Junqueira (PMDB) que teve seu mandato extinto pela Câmara de Vereadores, a pedido do Ministério Público, não entregará o cargo. Pela primeira vez na história, Tangará da Serra terá dois prefeitos.
Em entrevista o prefeito empossado, Zé Pequeno, esclareceu que a situação é desconfortável e não é boa para cidade.
A notificação para que o então vice-prefeito assumisse a cadeira do Executivo foi entregue na manhã desta quinta-feira. “Estou cumprindo o dever constitucional. Após ser notificado, protocolei o documento no gabinete do prefeito [Fábio Junqueira], informando que estaria na posse por um dever constitucional, mas que aguardaria sua manifestação em relação ao ato de transferência de cargo”, comentou.
Zé Pequeno fez questão de frisar que o fato de Fábio Junqueira deixar ou não o cargo de prefeito não diz respeito a ele. “Daí para frente está nas mãos do prefeito a condução do processo, da própria Câmara e do Ministério Público. Enquanto tiver prefeito lá não tem gabinete para entrar na prefeitura”, destacou.
Hoje [quinta-feira] o prefeito Zé Pequeno cumprirá seu expediente resolvendo pendências da Secretaria Municipal de Educação (Semec) pasta que respondia anteriormente como secretário de educação. “A pendência judicial e jurídica precisam ser resolvidas. Como há manifestação ainda informal do prefeito Fábio, respeito isso, é uma questão de foro íntimo dele, tem motivações para isso e possivelmente vai virar uma ação judicial. Penso que ele próprio deverá recorrer na justiça para manutenção do cargo”, falou Zé Pequeno.
O presidente da Câmara de Vereadores, Weliton Duarte (PT) frisou à reportagem que foi acatada a decisão do MP e nada poderia ser feito. “Foi acatada a decisão e dado vacância ao cargo do prefeito Fábio e já convocado o vice que assumiu o cargo desde as 9h de hoje”, frisou o presidente destacando que a Câmara entende que o ato foi feito de forma correta.
Fonte: Lucélia Andrade com Roberto Weber
HB Templates
quinta-feira, 22 de maio de 2014
Postagens Relacionadas