A Vigilância Epidemiológica de Tangará da Serra confirmou nesta quarta-feira que a morte do vereador Odair da Silva foi causada pela gripe H1N1.
Diante da suspeita da doença o material foi coletado e enviado para o Escritório Regional e sem seguida para o Nacional [laboratório referência] apontado como positivo o resultado do exame.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Lucileia Rodrigues, o caso do vereador foi o primeiro notificado neste ano em Tangará. Ela explica que o paciente já tinha um problema respiratório crônico, uma tosse alérgica há mais de um ano, conforme informações repassadas pela família e constadas na notificação.
Além disso, destacou Lucileia, o vereador esteve na inauguração do estádio em Cuiabá. “Um grande evento onde o paciente manteve contato com diversas pessoas. Como estava há um tempo com tosse e problema respiratório pode ter entrado em contato com o vírus; tudo isso facilitou”, afirma.
A coordenadora alertou a população principalmente os grupos prioritários para que procurem as Unidades de Saúde da Família (USF) para realização da vacina.
Em Tangará, frisou, até agora pouco mais de 70% dos grupos se vacinaram. “Estamos com a campanha até o dia 30. O nosso desejo é alcançarmos 100% da meta da campanha”, fala Lucileia orientado às pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários redobrarem os cuidados: lavar as mãos, evitar espaços aglomerados, dormir e comer bem, não fumar, não exceder na bebida alcóolica, o que deixa o organismo mais fragilizado e suscetível às infecções.
Fonte: Rádio Pioneira
HB Templates
quinta-feira, 22 de maio de 2014
Postagens Relacionadas